255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

As melhores sugestões para fotografia de retrato

2021-12-10



Sabia como melhorar as suas competências de fotografia de retrato com as nossas dicas, técnicas e sugestões para criar excelentes retratos

 
 Captar excelentes fotografias de retrato pode ser um grande desafio. Existem muitas complexidades, desde a escolha do equipamento, a localização e a luz correta, a aproximação e ser suficientemente rápido com a sua câmara fotográfica e até a apresentação do modelo e o ajuste da sua composição.
 Qualquer que seja a sua câmara, esperamos que estas sugestões o ajudem a conseguir melhores retratos, sejam dos seus amigos, familiares, pessoas interessantes que encontre na rua ou até mesmo animais de estimação.
 

 

Escolha melhor câmara para retratos

 

 Ter a câmera certa é importante. No entanto, é possível captar bons retratos com qualquer tipo de câmara, embora muitos fotógrafos preferem utilizar um modelo mirrorless.

Exemplos:  






Nikon Z6






Canon EOS RP

 

 

Escolha a objetiva certa para destacar o seu modelo

 

 A escolha da objetiva é muito importante para a fotografia de retrato. Selecione a objetiva para retratos com: distâncias focais mais longas para fotografias de rosto ou ângulos amplos para retratos que também incluem a cena.

 
Exemplo: 
 







Objetiva AF-S Nikkor 24-120mm F4G ED VR

Objectiva compacta e versátil com zoom de 5x com uma distância focal versátil
de 24-120 mm com abertura fixa de f/4.





Objetiva Canon EF 50mm F1.8 STM


Esta teleobjetiva de distância focal fixa compacta e de curto alcance é um dos modelos de eleição dos fotógrafos de retrato,
uma vez que permite criar um bonito efeito de desfocagem do fundo.
Trata-se, pois, de uma compra inteligente para retratos mais aproximados e em grande plano.



COMECE PELA SUA ZONA DE CONFORTO

 

 Sair pelas ruas a fotografar pessoas que não conhece e tentar fazer retratos não é a melhor e nem a forma mais fácil de começar a fotografar pessoas e contar as suas histórias.
A melhor forma de começar a fotografar é fotografar pessoas que já conhece.
Isso faz com que ultrapasse uma etapa que é aquela de quebrar o gelo antes de fotografar. Isso vai ser mais fácil para prestar atenção em elementos importantes. Elementos como a luz, a composição, a pose e até as cores que você vai querer trabalhar.

Pode começar a fotografar a sua família e amigos. Depois de ter praticado bastante com as pessoas com que se sente confortável, é hora de sair de sua zona de conforto.

Se pretende captar retratos de pessoas que não conhece, peça-lhe autorização, pois podem sentir-se lisonjeados com o pedido. 
Fazer experiências com autorretratos é uma boa forma de se familiarizar com as definições e os estilos de composição. 
 
Pode até criar o seu próprio estúdio em casa para experimentar diferentes técnicas ou obter mais informações sobre como criar as suas próprias definições criativas para captar retratos*. O objetivo é experimentar, aprender e obter resultados com os quais fique satisfeito.

 
 

ENCONTRE A MELHOR POSE

 
 A pose do modelo é um dos aspectos mais importantes na fotografia de retrato. Além de um padrão estético, ela ajuda a tranquilizar a pessoa a ser fotografada.

Por isso, selecione uma posição confortável para o seu modelo. Deste modo, ele se sentirá mais à vontade em frente à câmera e as suas fotos ficarão mais naturais. Por outro lado, evite usar posturas que mostram o nervosismo do modelo ou não o deixe tão confortável.

 
 
 
 

ADICIONAR ACESSÓRIOS

 

 Algumas vezes pode ser difícil descontrair em frente a uma câmara. Ao colocar brinquedos enquanto fotografa crianças, ficarão mais à vontade, por exemplo.

 

PRATIQUE A FOTOGRAFIA ESPONTÂNEA E CONTE UMA HISTÓRIA FOTOGRAFANDO

 

Para captar retratos espontâneos e com um aspeto natural, experimente tirar algumas fotografias antes e depois do modelo posar para a câmara. As pessoas vão se sentir mais à vontade e terão muito mais probabilidades de captar o seu sorriso natural ao premir o obturador quando não estão à espera.
As fotos espontâneas são as que transmitem mais emoções e passam mais transparência – a naturalidade dos gestos e das expressões trazem vida aos retratos.
 
A melhor forma de capturar essa emoção com sua câmara é escolhendo o momento certo para fotografar. A outra dica é estar próximo da cena, pois muitas vezes ajuda a ter emoção e conseguir contar uma história nas suas fotografias de retrato.

 
 
 

USE LUZ NATURAL 

 
Sempre que possível, use luz natural. Se estiver dentro de um ambiente mais escuro, leve a pessoa para perto de uma janela.
O ideal é uma luz suave, mas sabemos bem que durante uma viagem nem sempre dá para escolher o lugar com a luz perfeita. Por isso treine bastante os tipos de luz e os efeitos das sombras nos seus retratos.

Fotografar ao ar livre, oferece bons resultados, mas traz consigo muitos desafios. 
É necessário criar planeamento de acordo com o clima, o horário e as condições de iluminação do local ao longo do dia. Escolha manhãs ou finais de tarde para fotografar, quando a luz fica mais difusa obtém um resultado mais suave e natural.
 
 
 
 
 

EXPERIMENTE DIFERENTES ÂNGULOS

 
 
Crie ângulos interessantes que possam adicionar algum tipo de impacto, leveza, drama, excitação, entre outros efeitos. Pode fazer com que o está a ser fotografado pareça estático, em movimento, mais alto, mais baixo, tudo irá depender do ângulo escolhido para capturar as imagens.

Adicionar acessórios à fotografia de retrato também é uma possibilidade de destacar um pouco de cor, a textura e a forma nas imagens.

Tags: Objetivas,Retrato, Fotografar Retrato, Dicas para fotografar, Câmaras

« Voltar