255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

Canon EOS R8 Review

2023-03-20

Canon EOS R8 Review

A Canon EOS R8 é uma câmara de entrada de gama completa sem espelho, com o sensor CMOS de 24,2MP do EOS R6 II. Traz as mais recentes capacidades de AF da Canon e vídeo muito melhorado para o mesmo corpo que o EOS RP existente.

A EOS R8 já está disponível a um preço muito bom em relação ao preço-qualidade. 
É uma máquina fotográfica de 24MP com qualidade de imagem, desempenho de autofocus, taxas de rebentamento e modos de vídeo do muito mais caro que a EOS R6 II.


Especificações-chave:

 
  • Sensor CMOS de 24,2MP de quadro completo
  • Até 40fps disparo contínuo com disparo electrónico (6fps com mecânica)
  • Modo Raw Burst de 30fps com pré-combustão de 1/2 segundo
  • Vídeo de 4K de largura total a partir de 6K captura a até 60p 
  • Captura de vídeo 10-bit C-Log3 ou HDR PQ
  • Opção HDR HEIF de 10 bits 2.36M visor OLED de pontos (ampliação de 0.7x)
  • Ecrã traseiro totalmente articulado
  • 4 canais de áudio com adaptador XLR opcional
 
 

Autofocus

O sistema de focagem automática do EOS R8 é essencialmente emprestado da R6 II, o que significa que foi treinado para reconhecer pessoas e objetos.

Isto é construído em cima do sistema de estilo EOS 1D para dizer à câmara como se espera que o sujeito se mova à medida que se aproxima da câmara. 
A interface em si é muito simples: escolhe-se o tamanho da área AF que se quer e se quer que a câmara acompanhe os sujeitos sob ou imediatamente em torno do ponto ou área AF escolhida. 
 
Tal como o R6 II, o R8 foi treinado para reconhecer os seguintes assuntos: Existe agora também uma opção de tocar no ecrã para alternar entre sujeitos reconhecidos, quando a câmara está aos seus olhos.

 
 Os esquilos não são um dos tipos de animais que a EOS R8 reconhece perfeitamente,
mas fez um bom trabalho ao apanhar este pequenote nos poucos segundos em que se sentava na relva, antes de se afundar e se espalhar de novo.

 

Obturador mecânico de cortina única


Tal como a A7C da Sony, a Canon EOS R8 apresenta um mecanismo de obturador mecânico para terminar as exposições, mas não as lâminas de obturador correspondentes para iniciar a exposição. Isto resulta num conjunto de obturador mais leve e menos dispendioso, mas também tem alguns pequenos efeitos de arrastamento.

O mais óbvio é a redução da velocidade de disparo da câmara: apenas 6fps em modo de cortina electrónica, em comparação com o obturador mecânico de 12 fps do EOS R6 II. 
Mas há também uma potencial falha de qualidade de imagem que se insinua a velocidades de obturação muito elevadas (tipicamente 1/1000 seg ou mais rápido) quando usada com valores de abertura muito largos.
 
 

Um exemplo do bokeh de duas imagens captadas com a Canon RF50mm F1.2L USM, o exemplo esquerdo em modo de primeira cortina electrónica, o direito em modo totalmente electrónico, captado com a Canon EOS R6 Mark II,
que utiliza o mesmo sensor que a EOS R8. Estes são exemplos extremos: foi utilizada uma abertura F1.2 muito larga e uma velocidade de obturação de 1/8000 seg muito alta.

 
 

Corpo e manuseamento

 
O corpo do EOS R8 coincide exatamente com o do EOS RP, um corpo com o qual achamos muito simples disparar. Não oferece tantos pontos de controlo diretos como o EOS R6 II (sendo a ausência de um joystick o mais notável), mas coloca dois mostradores de controlo em confortável relação a um punho de tamanho decente, o que é um detalhe bastante importante para se acertar.

A Canon diz que a entrada de pó e água foi factorizada no desenho, mas que não é selada ou construída no mesmo grau que a EOS 6D II, adoptando, em vez disso, uma construção mais leve com maior utilização de plástico. 
 
No entanto, há cantos cortados: há apenas uma única ranhura para cartão SD e, talvez mais significativamente para a maioria dos fotógrafos, é colocada no compartimento da bateria debaixo da câmara. 
Também não há opção para adicionar um punho de bateria acessório, embora o R8 seja compatível com o pequeno extensor de punho da EOS RP que faz com que a câmara assente melhor em mãos maiores.

 

Bateria

 
Uma das desclassificações mais significativas na EOS R8, em relação à mais cara R6 II, é a utilização da bateria LP-E17. 
 
Isto é plausível tanto uma questão de manter o tamanho da câmara em baixo como de reduzir os custos ou assegurar alguma diferenciação entre produtos, mas tem um impacto apreciável na filmagem com a R8. 
 
Os 7,5Wh LP-E17 significam que a EOS R8 não pode filmar durante períodos particularmente longos e atinge uma classificação de apenas 150 disparos por carga no modo padrão 'suave', se utilizar o visor. Este valor aumenta um pouco até 220 disparos no modo de poupança de energia, enquanto o valor do LCD de 370 salta para 440. 
Como sempre, estes números padrão CIPA podem tender a subestimar significativamente o número de disparos que é provável obter, mas para manter a R8 carregada durante períodos prolongados vai requerer algum planeamento.

A câmara pode ser carregada por USB ou alimentada, se tiver uma fonte de energia USB-PD suficientemente potente, mas se for alguém que tira muitas fotografias, terá de planear como manter a câmara carregada ou transportar baterias extra. Isto é ainda mais urgente para os videógrafos.

 

Capacidades de vídeo

 
Apesar da reputação da Canon de conter características dos seus modelos mais acessíveis, a EOS R8 recebe uma quantidade impressionante das capacidades de vídeo da EOS R6 II. 
 
A EOS R8 pode filmar vídeo de 4K, derivado da captura de 6K de largura total, a até 60p. Pode filmar filmagens de 10 bits em C-Log3 ou HDR PQ, tem tomadas para auscultadores e microfone, e como a maioria dos Canons apresenta um ecrã totalmente articulado. 
Tem até os conectores no seu hotshoe para permitir a ligação de acessórios, tais como o adaptador XLR da Tascam, que permite a captura de áudio de quatro canais.

 

 

 
Continue a acompanhar-nos no nosso blog, enquanto te apresentamos dicas e sugestões de produtos das diversas áreas do mundo da fotografia.
« Voltar