255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

Nuno Lopes Photography - O seu material fotográfico

2022-10-17

Nuno Lopes Photography - O seu material fotográfico

 

Apaixonado por fotografar e contar histórias de amor, o meu objetivo é criar memórias que marquem para sempre a vida das pessoas. 

Bancário durante 22 anos, em 2017 resolvi começar a investir na fotografia, especialmente de casamentos e eventos. Em 2020 larguei a banca e fui atrás do meu sonho, ser Fotógrafo Profissional a tempo inteiro. 
 
Com um trabalho assente numa base fotojornalística, tento viver o casamento como se fosse um convidado, de forma a registar a real emoção e vivência do dia. Entendo que essa é a melhor forma de absorver a energia única de cada evento e encontrar registos que me desafiam, ao mesmo tempo permitir viver o casamento e colocar no meu trabalho a vibe do dia a dia.
 
 2022 trouxe-me um dos mais importantes momentos, quando em Roma consegui o 5º Lugar nos FEP AWARDS - Fotógrafo Europeu do Ano na categoria de Casamentos.
 
 Foi também o ano de convites especiais para jurado de concursos, como o Fearless (o mais prestigiado concurso de fotografia de casamentos), New York Photography Awards 2022 e neste momento sou um dos júris que irá escolher as fotografias que irão representar a Selecção do Brasil na WPC - World Photographic Cup (Campeonato do Mundo de Fotografia).
 
 

Material fotográfico

 
Qualquer fotógrafo de casamento tem tendência a levar muito material para fotografar. Quando mudei para mirrorless foi no sentido de ter equipamentos modernos mas sobretudo por serem mais leves, incluindo também ficheiros mais leves e mais fáceis de trabalhar.

Confesso que na altura ponderei bastante entre Sony, Nikon e Canon. No entanto, optei pela Canon, mas porquê? 
 
A minha mochila para casamentos tem sempre as minhas duas Canon R6 e nela estão sempre ajustadas a 24-70 e 70-200. Desta forma permite-me de uma forma prática usar outra lente, nomeadamente em casa da noiva na preparação.

A máquina de reserva costuma ter a 70-200 acoplada, pois em 90% do meu tempo uso a 24-70. A 70-200 é usada mais para retratos e para as sessões. 
 
Durante a cerimónia uso as máquinas cruzadas e também muitas vezes no cocktail do copo de água. 
 
Na mochila, levo sempre o Flash Profoto A1 e o drone DJI Mini 3 Pro. O drone é usado muito esporadicamente, para algumas fotografias diferenciadas. O Flash é usado na festa e em situações muito pontuais, pois o uso de flash iria alterar um pouco o mood de luz das festas e o meu gosto de retratar o ambiente tal como esteve no dia.
 
 
 



Principais Vantagens dos produtos

 
A Canon R6 permite-me ter a tecnologia de ponta com ficheiros mais pequenos, menor peso e um conjunto de lentes de última gama que realmente têm uma qualidade adicional em relação à anterior gama de lentes L.
 
Os ficheiros mais leves, 20MB no caso da Canon R6 proporciona para quem fotografa casamentos ter uma melhor gestão de discos, evitando o acumular de discos duros.

Em regra em cada casamento trago uma média de 4000 fotos, sem contar com o segundo fotógrafo, e se conseguir poupar metade do tamanho com a mesma qualidade, irei conseguir poupar imenso em espaço de armazenamento.
 
Outra das grandes vantagens da Canon R6 é o seu foco bastante apurado, e a possibilidade de poder ter 2 botões de foco na parte de trás da câmara.
 

 



Funcionalidades

 
 Na Canon R6 o sensor de 20 Mb e o processador DIGIC X permite uma excelente qualidade de imagem, com um ótimo desempenho em condições de pouca luz e gama dinâmica que permite aproveitarmos ao máximo os ficheiros e entregar um trabalho de qualidade ainda mais elevada.

A nível de fotografia em baixas condições de luz, o ISO permite-nos captar até ISO 102400, ajudando a que se consiga captar imagens fantásticas mesmo quando as condições de luz são fracas.

A gama dinâmica dos ficheiros deixa-me manter os detalhes nas partes mais claras e mais escuras ao fotografar em condições de elevado contraste.
 
Para mim, que sou fotógrafo de casamentos, adoro fotografar com luz dura, pois permite ter um equipamento bastante maleável e que me deixa trabalhar durante um dia, seja em quartos com pouca luz, nas saídas de igreja com luz muito dura e intensa, ou nas festas com luz mais reduzida.

A nível de estabilização de imagem, a Canon R6 vem com estabilização no corpo, o que em conjunto com as objectivas RF que também tem estabilização, permite que possa fotografar em situações menos comuns como a caminhar, aqueles apertos que existem em determinados trabalhos, e tudo isto sem que a imagem fique tremida ou desfocada, permitindo um alcance até 8 pontos. 
 
Outro fator que me convenceu, foram as cores. Com ela, consegui chegar ao nível de cores que pretendia, no qual não tinha obtido com outros equipamentos. 
 
O silêncio (ou a quase ausência de ruído), foi outro motivo pela qual escolhi a Canon R6, pois consegui captar mais discretamente vários momentos.
 
 

Kit/Produtos essenciais para um fotógrafo de casamento

 
Os produtos essenciais para um fotógrafo de casamento são: duas câmaras, duas ou três lentes, um flash, leds, baterias e cartões de memória.

- Duas câmaras para poder ter sempre uma máquina de salvaguarda, caso um falhe durante o dia, e também para permitir em determinados momentos ter duas lentes ao dispor.

No meu kit a 24-70 e a 70-200 são as eleitas, mas durante algum tempo usei a 35mm, a 50mm, e a 85mm, que para casamentos são lentes que permitem uma variedade grande e servem os propósitos.

As zoom são a minha opção neste momento, seja pela qualidade das lentes nos dias de hoje (igual ás prime), e permite obter determinados planos sem sair do local, o que como sabemos em alguns casamentos é algo necessário.

A utilização de um Flash é necessário para a parte da pista de dança e pontualmente em igrejas, os leds com tripé para iluminar o corte do Bolo (infelizmente a maior parte das quintas continua a fazer o corte do bolo na zona mais escura da quinta e sem uma boa iluminação) e algumas pistas de dança, sempre cruzados, como um tripé de 2,60m (e é bastante robusto) permite ter as luzes altas sem incomodar os convidados. 
 
Levo sempre várias baterias é bastante importante, normalmente 4 a 8, pois as mirrorless consomem bem mais bateria. 
 
E o ideal é levar cada máquina 2 cartões SD de 64 gb e de 128gb (câmara secundária e câmara principal), mais 4 cartões SD de 64gb de reserva.



 
Autor do Blog: Nuno Lopes Fotografia
Fotográfo: Luciano Reis Fotografia

Autor: Nuno Lopes Photography

Tags: fotografia, fotografo de casamento, fotografo profissional, canon, videógrafo, canonr7

« Voltar