255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

O material essencial de Bel Ferreira para fotografar Newborn

2023-02-27

O material essencial de Bel Ferreira para fotografar Newborn

 
Bel Ferreira é uma das fotógrafas mais influentes do Brasil. Estudou fotografia nos Estados Unidos em 2013 e a partir daí, passou a ser oradora em muitos cursos e palestras não só no Brasil como em outros países. Formou-se em Gestão Imobiliária pela Universidade Federal do Paraná. 
 
Criadora do Treinamento Newborn, o programa de formação de fotografia de recém-nascidos. Autora do livro "Bel Ferreira - Fotografia Newborn", co-autora do livro “Manual da Fotografia Newborn" - lançado pela Editora Photos em 2017, um dos livros mais completos sobre fotografia de Newborn.

Neste artigo, Bel fala sobre o material que considera essencial para fotografar Newborn.

  


 

Iluminação

 
Como a maioria dos fotógrafos de newborn, eu comecei a trabalhar com a luz natural. No início da carreira, não tinha o meu estúdio, então eu ia a casa dos clientes.

Nessa época, o que era complicado, é que eu não conseguia manter um padrão, as casas eram todas diferentes, umas tinham uma boa janela onde eu conseguia trabalhar bem, outras tinham pouca luz, o que tornava um processo bastante difícil. Na ocasião, testei usar um Flash Speed Lite da Canon. 
No entanto, usava no tripé e rebatia no teto.
 
 
 

 
 
Como já não era a melhor opção para mim, decidi comprar um softbox 50x70 para facilitar o trabalho.


 


A nossa sugestão
 
 
Quando fui para o meu primeiro estúdio, tinha uma ótima luz natural, então por um tempo, optei por usar apenas ela.

No meu segundo estúdio, apesar de também ter uma boa luz natural, estava muito dependente da hora do dia e da estação do ano. 
 
Como a luz variava muito, e depois de 4 anos a usar luz natural, passei a usar um flash. 
Até então, uso até hoje. Além disso, também uso uma sombrinha de dois metros.

 
 
 
 
Assim, se tiver que fotografar à noite, a iluminação já não é problema, usando o flash.

Uma das coisas mais importante é saber trabalhar com a luz e procurar o resultado que mais nos agrada. 
A partir disso, aprender a trabalhar com o material que tem disponível. Até mesmo para fazer o investimento certo quando for a hora.

 
 

Melhor câmara fotográfica e objetivas

 
Para a fotografia newborn, é sempre importante pensar no que te deixa mais próximo do bebê, pois é o seu principal foco.

Lembrando que assim como a iluminação, a câmara é uma ferramenta muito importante, mas para além disso, a maneira como a usa é que fará toda a diferença na fotografia. 
 
Eu comecei com uma Nikon D3100 e lente do kit. Passado um tempo, optei por usar uma Canon 7D ainda com lente do kit. Depois comprei a minha primeira Full Frame, uma Canon 5D Mark II, e uma objetiva 50mm fixa 1.8.

Em 2015 eu comprei uma 5D Mark III, e troquei a minha 50mm pela 1.2 e deu um bom salto na qualidade da imagem, mas isso não mudou a minha técnica. 
Em 2016 eu adquiri a lente 35mm 1.4 fixa e uso ela até hoje nos ensaios.

Hoje trabalho principalmente com a Canon 5D Mark IV e com a lente 35mm 1.4. Sinto que agora encontrei a câmara fotográfica perfeita para fotografar newborn e para satisfazer as minhas necessidades.
 
 


Quando quero fazer alguma fotografia de detalhe utilizo a Canon 100mm macro nos ensaios newborn.
 

 

Tripé

 
Uso um tripé para o flash no ensaio.
Exemplo: Nanlite C Stand
 
 
 
 
Continue a acompanhar-nos no nosso blog, enquanto te apresentamos dicas e sugestões de fotógrafos importantes das diversas áreas do mundo da fotografia.

Autor: Bel Ferreira

Tags: Fotografia de newborn, fotografia, estúdio, estúdio fotográfico, equipamento fotográfico, máquinas fotográficas

« Voltar