255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Gifts 5% - Código Promocional: PASCOA5

Review Fujifilm X-H2S

2022-10-25

Review Fujifilm X-H2S

 
A Fujifilm X-H2S é o híbrido de vídeo/paralisador mais capaz de sempre da empresa: uma câmara sem espelho de 26MP X-mount construída em torno de um sensor CMOS empilhado.

 
Pode fotografar até 40fps (15fps com obturador mecânico), e captar vídeo de 6,2K com sensor completo ou 4K a até 120 fotogramas por segundo. Como seria de esperar, a sua focagem automática recebeu um grande impulso, com reconhecimento do sujeito e melhor seguimento.

 

O que há de novo

 
Sensor CMOS empilhado e X-Processador 5 
 
Como vimos noutras câmaras topo de gama recentes, a adopção de um sensor CMOS empilhado vem com um aumento significativo da velocidade para a leitura da câmara.

Neste caso, não só permite que a câmara capture imagens de resolução total até 40 fotogramas por segundo, como também aumenta a frequência com que o sensor pode fornecer dados para os cálculos de AF. 
 
A Fujifilm diz que a versão empilhada do sensor X-Trans de 26MP é 3,6x mais rápida do que o desenho BSI de camada única no X-T3 e 4, e que o novo X-Processador 5 é 65% mais rápido do que a geração anterior do processador. 
 
Juntos, este emparelhamento permite filmagens mais rápidas, AF mais sofisticadas, vídeo com taxas de fotogramas mais elevadas e com menos obturador rolante. 
 
Há também um novo obturador mecânico. Isto ainda dá uma taxa máxima de disparo de 15fps e velocidade máxima de 1/8000th, mas agora está classificado para durar 500.000 disparos. 
 
Tal como com as câmaras X anteriores, pode configurar a câmara para alternar entre a primeira cortina totalmente mecânica, electrónica e totalmente electrónica nos pontos apropriados, ou seleccionar manualmente o seu tipo de obturador. 
 
Existe também um amortecedor suficientemente grande para acomodar esta velocidade: com a câmara capaz de fotografar 184 JPEG ou 175 Raws a 40 fps e mais de 1000 JPEGs nos modos 30fps ou 15 fps, e 400 Raws a essa velocidade mais baixa.


 
 

 
HEIF

O X-H2S ganha a capacidade de capturar ficheiros HEIF de 10-bit, em vez de apenas JPEGs de 8-bit.

Contudo, excepcionalmente, não há opção para combinar este modo com um modo HDR gamma, tal como o perfil HLG que o X-H2S oferece em modo vídeo. Isto significa que só é possível capturar imagens DR padrão, e não imagens HDR para reprodução em ecrãs de 10 bits mais largos-DR, o que faria melhor uso da capacidade de capturar imagens de 10 bits.
 
A opção de reprocessamento na câmara Raw permite gerar ficheiros HEIF a partir de Raw, mas mais uma vez não há forma de criar um ficheiro que realmente explore a profundidade adicional de bits.

Existe também a opção de conversão HEIF para JPEG, caso se verifique que necessita da compatibilidade adicional que o JPEG traz.

 
Autofocus melhorado

O X-H2S faz mais melhorias no sistema AF da Fujifilm e a forma como funciona é agora muito mais semelhante às câmaras mais recentes da Canon, Sony e Nikon. 
 
A câmara utiliza agora o seu ponto AF escolhido ou a caixa de rastreio AF para seleccionar quais os rostos a rastrear, se tiver a detecção de rosto/olhos ligada.

Esta é uma forma muito rápida e simples de trabalhar, e significa que já não tem de considerar se deve invocar a deteção do rosto/olho: a câmara irá utilizá-la se o seu sujeito for reconhecido como um rosto. 
 
A câmara desenhará uma caixa cinzenta à volta dos rostos que encontrar na cena e iluminará estas caixas a amarelo se estiverem suficientemente perto do seu ponto AF para que este se concentre nelas se iniciar a focagem.

 


Reconhecimento de pessoas/objetos autofocus 
 
Em comum com a maioria das outras marcas, a última geração de câmaras da série X ganha uma série de modos de reconhecimento de temas.

 


 
 
 
Vídeo

O X-H1 original representou um grande passo em frente para o vídeo na série X, sobretudo por causa da inclusão da estabilização da imagem no corpo.

Este desenvolvimento continuou, com o X-T4 a oferecer estabilização e captura de 10 bits 4K a até 60p. O X-H2S move as coisas consideravelmente a partir daqui, adicionando opções internas de captura ProRes e permitindo-lhe filmar 10-bit 4:2:2 ou 4:2:0 na sua escolha de All-I ou LongGOP, para todas as suas resoluções. 
 
O X-H2S também adiciona a capacidade de gravar áudio de 4 canais e adiciona opções de disparo com sensor completo 3:2 'open gate'. Mas, na indicação talvez mais reveladora de que foi concebido para funcionar tanto para fotógrafos como para videógrafos, existe um módulo opcional de ventoinha de arrefecimento que pode ser aparafusado na parte de trás da câmara, para prolongar os tempos de gravação.


 


 

Conclusão

 
A X-H2S é a câmara da série X mais ambiciosa da Fujifilm até agora, e uma das suas mais adaptáveis. O seu sistema AF nem sempre é compatível com as suas velocidades de disparo mais extremas, mas com um pouco de afinação pode proporcionar taxas de acerto impressionantes. 
 
O vídeo é também excelente, com características e desempenho que acompanham as câmaras mais caras. Não é propriamente barata, mas há poucas opções que podem corresponder ao seu desempenho, pelo preço.
« Voltar