255 539 230 (Chamada para rede fixa Nacional)

info@lfmpro.com

Siga-nos nas redes sociais!

Tudo sobre a Nova Sony A7 IV Review

2021-11-03

 

Sony A7 IV

 
A Sony A7 IV é a quarta geração da Sony e é um modelo de câmara sem espelho (mirrorless). É a mais avançada até agora, trazendo muitas das melhorias que a Sony tem feito em termos de focagem automática e design de interface desde o lançamento da A7 III, em Fevereiro de 2018.
A A7 IV tem praticamente todas as especificações melhoradas em relação ao A7 III, desde os aspetos básicos como a resolução do sensor e do visor até às opções de captura de vídeo significativamente aumentadas.
 
A Sony A7 IV encontra-se em pré-encomenda, sendo que a previsão de entrega será no ínicio do próximo ano.
 
 

O que há de novo?

 
A A7 IV tem um novo sensor de 33MP BSI-CMOS. Isto representa um afastamento do chip de 24MP utilizado pela A7 III e os seus concorrentes Panasonic e Nikon.

Dado que os sensores BSI já são utilizados na atual geração de câmaras, não estamos à espera de uma grande evolução na qualidade de imagem. Tem um ligeiro aumento no desempenho de luz.
Apesar da maior resolução, a A7 IV ainda consegue filmar a 10 fotogramas por segundo. No entanto, só o pode fazer no formato comprimido com perdas, se quiser fotografar Raw.
A A7 IV tem uma opção de compressão sem perdas, para quando se necessita da máxima flexibilidade de processamento, mas a taxa de disparo cai para cerca de 6 fps se o utilizar. A Sony diz que a profundidade da câmara permite mais de 800 imagens Raw+JPEG (ou mais de 1000 JPEG), mas este está no formato Raw não comprimido, que mais uma vez dispara a cerca de 6 fps.


 

Autofocus

 
Em termos de foco automático, as melhorias em relação à A7 III deveriam ser bastante significativas, não tanto devido à promessa de focar em condições que são mais escuras mas porque essa câmara foi uma das últimas Sonys que não integrou o Eye AF no seu sistema AF principal, e contou com um sistema de localização AF muito mais primitivo.

A A7 III conseguia detetar olhos humanos, mas apenas num modo dedicado de AF ocular. Se desviasse o olhar, a FA saltaria para outro rosto na cena, ou cessaria se não existisse ninguém.

A A7 IV substitui o 'Lock-on' pelo seu mais recente (em tempo real) 'tracking', que utiliza a detecão de padrões, cor, brilho, deteção ocular e facial.. Isto permite à câmara alternar sem problemas entre os olhos, rosto, cabeça e corpo da pessoa, conforme necessário, para continuar a segui-lo mesmo que ele ou ela olhe ou se afaste, em vez de se distrair com outro rosto. Na prática, o sistema é muito fiável.

A A7 IV também tem modos que podem detetar e rastrear com maior precisão os animais, incluindo aves, cães e gatos. Pela primeira vez, estas capacidades de deteção de animais estendem-se também ao modo de vídeo da câmara.
 


Vídeo

 
 
O modo de filmar tem o seu próprio interruptor. No menu de configurações permite-lhe escolher quais as configurações que são transportadas e quais as que são mantidas separadamente para fotografias e vídeo.

Depois do autofocus, outra melhoria é em termos de capacidade de vídeo. A a7 III foi o primeiro modelo A7 a oferecer uma captura de 4K. A sua implementação foi bastante boa para o início de 2018, com captura de 24p sobre-amostra a partir de toda a largura do seu sensor. 
 
A A7 IV adiciona a captura de 10 bits para aumentar a flexibilidade de processamento de imagens de Log e para permitir a captura de Log Gamma Híbrido completo (HLG) para reprodução em televisores HDR. 
 
Também tem a capacidade de disparar 4K/60p para captura de ação ou trabalho em câmara lenta. Uma opção de menu permite-lhe decidir quais as configurações que passam de fotografias para vídeo e quais são independentes. Pode escolher entre: Abertura, Velocidade do Obturador, ISO, Comp. de Exposição, Modo de Medição, Equilíbrio de Branco, Perfil de Imagem e Modo de Focagem. 
 
Vale bem a pena configurar isto quando começar a fotografar pela primeira vez com a câmara, por isso pode simplesmente inverter o interruptor Stills/Video quando quiser mudar os estilos de disparo.
 

Transmissão ao vivo

 
Um ecrã totalmente articulado pode ser útil para fotografar ao nível da cintura, vlogging ou selfies. Também lhe permite monitorizar a câmara se estiver a usar o seu modo de streaming.

A A7 IV oferece a capacidade de transmitir vídeo em direto através da sua ligação USB, utilizando as normas de áudio e vídeo (UVC/UAC) que fazem parte da norma USB. 
Isto permite a escolha de resoluções HD ou FullHD com FullHD disponíveis a até 60fps. Há também uma opção de 4K, mas suporta apenas 15 frames por segundo, o que dá um aspeto de stop-motion horrível às filmagens. A ligação foi concebida para ser tão simples quanto possível, utilizando o software Imaging Edge Webcam para Mac ou PC. Também é possível uma ligação via smartphone, embora o áudio possa não estar disponível em resoluções acima de HD (720).

 

Como se compara

 
A A7 IV torna-se a câmara mais cara de sempre do modelo a7. Com um preço semelhante à EOS R6 de e à Nikon Z6 II. O Lumix DC-S5 da Panasonic, oferece uma especificação de vídeo bastante semelhante, mas o seu foco automático não é tão eficaz. Tal como a Nikon, no entanto é menos dispendiosa. A A7 IV ganha com o seu predecessor, mas há também o a7C mais pequeno e menos caro que partilha a maior parte das suas especificações com a A7 III. A única grande diferença é que a a7 C tem uma velocidade de sincronização do flash mais lenta e um visor de menor mas maior resolução. A a7C tem um sistema AF mais recente do que a a7 III, pelo que o seu desempenho será um pouco mais parecido com o da nova câmara.
 

Corpo e controloa

 
O corpo da A7 IV é idêntico ao da A7S III, que oferece uma série de refinamentos em relação ao modelo A7 anterior. O punho é ligeiramente mais profundo, o joystick nas costas é melhorado e existe uma tomada HDMI tipo A de tamanho normal na lateral da câmara.
Uma outra melhoria em relação à A7S III é a mudança para um botão de bloqueio não marcado no ombro da câmara, o que significa que pode ser reposto se não se fotografar de uma forma que exija compensação de exposição. Há também um ecrã traseiro totalmente articulado.
Estes não são ao gosto de todos, mas permitem filmagens de vídeo, vlogging e selfie, de uma forma que um ecrã inclinado não permite.

 


   

IU melhorada

 
Estamos ansiosos por ver a A7 IV os seus menus melhorados e a utilização alargada do ecrã táctil, pela primeira vez.
Os menus têm os separadores de seção no lado esquerdo do ecrã, o que significa que está apenas a um clique de distância de poder saltar entre separadores. Também são sensíveis ao toque, pelo que poderá não precisar de clicar ou tocar em nada.
Esta disposição torna os menus muito mais rápidos a navegar, tal como os cabeçalhos das subseções dentro de cada separador. A disposição difere das anteriores câmaras Sony, mas as relações subjacentes entre as definições permanecem as mesmas, pelo que não deve demorar muito tempo a familiarizar-se com o novo sistema, se já é um utilizador Sony.

Ligação constante de smarthones

 
A Sony oferece Bluetooth nas suas câmaras durante muitos anos, mas utiliza-o apenas para transferir dados de localização a partir de smartphones. A A7 IV acrescenta uma opção de ligação constante do tipo oferecido pela maioria dos seus rivais. Isto significa que só tem de emparelhar a câmara com o seu smartphone uma única vez, restabelecerão automaticamente uma ligação Bluetooth de baixa energia, tornando muito mais rápida e simples a transferência de imagens para o seu telefone. 

Bateria

 
A a7 IV utiliza a mesma bateria NP-FZ100 que a a7 III e outras câmaras mais recentes da Sony. É uma unidade útil e robusta que permite à A7 IV alcançar uma classificação de vida útil da bateria CIPA de 580 disparos por carga usando o ecrã traseiro e 520 disparos por carga usando a EVF.
Uma classificação de mais de 500 disparos por carga significa não se preocupar com a duração da bateria em nada, a não ser nos desportos profissionais mais intensivos ou nas filmagens de casamento.
Como seria de esperar de uma nova câmara, o a7 IV pode ser carregado ou alimentado através da sua tomada USB-C.

Especificações-chave

 
 
- 33MP BSI CMOS novo sensor de imagem

- Stream em direto até 4K 15p ou Full HD 60p 
 
- Produção de filmes com capacidade de gravação em 4K 60p44, 4:2:2 de 10 bits 
 
- Funções avançadas para filmes, incluindo Modo ativo, Compensação de respiração e Assistência AF 
 
- Estabilização de imagem IBIS de 5 eixos 
 
- Motor de processamento de imagem BIONZ XR com até 8x melhor desempenho de processamento 
 

Em suma:


Muito mudou nos oito anos desde que a A7 original foi lançada. A tecnologia também evoluiu, com a focagem automática em particular a melhorar em termos de velocidade, sofisticação e simplicidade, ao ponto de ninguém sugerir agora que as DSLR retenham a vantagem.
A mudança da Sony para baterias maiores teve um enorme impacto na usabilidade das suas câmaras. As características de vídeo também se expandiram significativamente, com o quarto modelo A7 a colocar a série de novo em linha com os seus concorrentes.
No geral, a A7 IV parece ser uma câmara muito capaz: uma com vídeo muito aperfeiçoado e focagem automática mais sofisticada.

Tags: Sony, Câmara, Alpha A7, Câmara Fotográfica

« Voltar